Como Ajudar seu filho nos Estudos? 11 Passos para o sucesso!



external image estudar.jpg




O primeiro semestre já passou, agora temos que gastar todas as energias no tempo que resta. Então, aqui vão algumas dicas para ajudar nossos pequenos estudantes a aproveitar ao máximo o que aprendem na escola.





1) Elogie sempre, mesmo os menores progressos. Saiba enxergar motivos para elogiar seu filho.

2) Estabeleça hábitos diários saudáveis para: alimentação, estudo e laser. Faça seus filhos cumpri-los com firmeza e serenidade. Saber dizer "não" também é uma prova de amor.

3) Dê exemplos. Mostre que estudar é importante e ler, divertido. Leia sempre e presenteie seu filho com gibis, revistas e livros.

4) Enquanto seu filho faz as tarefas escolares, aproveite para ler um livro ao jornal ao seu lado. Ele sentirá seu apoio e participação.

5) Estimule seu filho a pesquisar e descobrir as respostas por conta própria. Se precisar, ofereça dicas para ajudá-lo na realização da tarefa. Demonstre interesse, mas não faça as lições por ele!

6) Crie um ambiente propício para o estudo. Um local iluminado, ventilado e sem ruídos facilita o entendimento e a assimilação do conteúdo estudado.

external image estudar4.png



7) Respeite o ritmo de estudo e de assimilação da matéria de seu filho. Não o compare com os colegas, outros filhos e até mesmo com você, relembrando a época em que era estudante! Todos somos diferentes!






8) Conheça as dificuldades de seu filho e procure soluções definitivas para elas. Buscar socorro de última hora somente para tirar uma boa nota na prova pode comprometer os estudos no futuro. Prevenir é a melhor solução.

external image estudar2.png



9) Incentive seu filho a gostar de matemática e português. Inserindo atividades lúdicas com números e leitura em seu dia a dia. Por meio de jogos, desafios, enigmas, mapas; ao sair para fazer compras, visitar livrarias e bibliotecas, por exemplo, ele vai aprender brincando!





10) Participe das atividades, reuniões e eventos da escola de seu filho. Conheça a proposta pedagógica e converse com o professor periodicamente.

external image estudos3.jpg

11) Capacidade de cálculo e de leitura são as bases para um estudo eficaz. Bons conhecimentos em Matemática, Português e Idiomas garantirão um bom desempenho em todas as outras disciplinas. Quanto antes seu filho adquirir bons conhecimentos nestas disciplinas, melhor!




Matemática Em Foco

Toda a educação científica que não se inicia com a Matemática é, naturalmente, imperfeita na sua base. [Auguste Conté] - Este blog tem a finalidade de mostrar como a Matemática pode ser simples, divertida e de fácil compreensão.







http://mathematicaemfoco.blogspot.com.br/2008/06/como-surgiu-matemtica.html

Como surgiu a matemática?


img02.jpg
img02.jpg

As origens da matemática perdem-se no tempo. Os mais antigos registos matemáticos de que se tem conhecimento datam de 2400 a.C. Progressivamente, o homem foi reflectindo acerca do que se sabia e do que se queria saber. Algumas tribos apenas conheciam o "um", "dois" e "muitos". Os seus problemas do quotidiano, como a contagem e a medida de comprimentos e de áreas, sugeriram a invenção de conceitos cada vez mais perfeitos. Os "Elementos" do grego Euclides (séc. IV a.C.) foram dos primeiros livros de matemática que apresentaram de forma sistemática a construção dos teoremas da geometria e foram utilizados no ensino em todo o mundo até ao século XVII. Mesmo a antiquíssima Astrologia proporcionou o desenvolvimento da matemática, ao exigir a construção de definições e o rigor no cálculo das posições dos astros.
A matemática começou por ser "a ciência que tem por objecto a medida e as propriedades das grandezas" (dicionário), mas actualmente é cada vez mais a ciência do padrão e da estrutura dedutiva. Como afirmou P. Dirac, as matemáticas são a ferramenta especialmente adaptada ao tratamento das noções abstractas de qualquer natureza e, neste domínio, seu poder é ilimitado.
A etnomatemática é um ramo recente da matemática que investiga conhecimentos matemáticos populares ([ 2] p.p. 27-47). E podemos afirmar que todos os povos têm alguns conhecimentos de matemática, mesmo que sejam muito intuitivos tais como medições, proporções, desenhos geométricos que se vêem no artesanato (como a cestaria).
A matemática sempre desempenhou um papel único no desenvolvimento das sociedades (Ap. A). Por exemplo, numa situação de guerra, o exército que possui mais conhecimentos de matemática tem maior poder traduzido nas máquinas mais perfeitas e melhor adaptadas.
Até ao séc. XVI apenas as pessoas com dinheiro ou os sacerdotes poderiam despender tempo no estudo da matemática. De há quatrocentos anos para cá, a monarquia e o clero deixaram de ser os únicos que financiaram a matemática, passando este papel a ser desempenhado pelas universidades e pelas empresas (como por exemplo a IBM). Ao contrário do que muitos pensam, a matemática não consiste apenas em demostrar teoremas ou em fazer contas, ela um autêntico tesouro para a civilização devido aos diversos conhecimentos envolvidos. E sabendo isso, actualmente poucos são os países em que não se cria matemática nova, publicando-se assim em todo o mundo alguns milhares de revistas exclusivamente de matemática.
A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe a matemática.